Entenda o conceito "Retrofit"

16.10.2015

Retrofit é um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da construção nos últimos anos. Trata-se de uma “reforma” onde o objetivo principal é melhorar e adaptar os equipamentos para gerar economia ao edifício.

retrofit 1 (Copy)

A escolha do retrofit está distante de uma simples restauração, é a implantação de um novo conceito, renascimento da construção existente.

retrofit 3 (Copy)

Nos dias atuais em que as grandes cidades têm cada vez menos espaço para novas construções, optar por essa opção tem sido a escolha de muitos engenheiros. Através dessa técnica, edifícios antigos são revitalizados preservando seu patrimônio histórico, sobretudo o arquitetônico.

retrofit 2 (Copy)

Gerar economia é apenas um dos benefícios. O conceito aumenta também a vida útil e suas possibilidades de uso por meio da adição de novas tecnologias, além de preservar o que a construção já existente tem de melhor, adequando-a às exigências atuais.

Vale ressaltar que Retrofit não se limita apenas à edíficios, pode atingir também grandes áreas urbanas como por exemplo, a revitalização de áreas urbanas.

retrofit 4 (Copy)

Os projetistas têm bastante participação no Retrofit uma vez que cabe a eles a responsabilidade de orientar quais pontos merecem atenção bem como os custos envolvidos, economia prevista, impacto da obra e planejamento de suas etapas.

O Retrofit sobretudo reconquista a valorização da unidade e pode ser uma excelente saida em muitos casos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email