Como utilizar o elemento vazado na decoração

14.07.2014

O elemento vazado, também conhecido como cobogó, foi muito utilizado elemento de decoração em projetos de arquitetura na década de 20, criado pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Inspirada nos muxarabis, tramas vazadas de madeira muito usadas na arquitetura moura, os elementos vazados já estavam presentes no início da colonização pernambucana, servindo para manter a privacidade sem comprometer a luminosidade e a visibilidade de dentro pra fora da edificação.

elemento vazado decoração

São diversos os modelos de elementos vazados, construídos com materiais como madeira, cerâmica, acrílico, vidro e concreto. Hoje, o cobogó também é utilizado como divisório e até em fachada de comércios, como é o caso do espaço comercial Sobrado, no bairro do Boqueirão, em Santos. Além da função de quebrar a claridade solar, aproveitando a ventilação natural, os elementos vazados na decoração proporcionam um ambiente mais sofisticado e com um ar retrô.

Sobrado Espaço Multiuso em Santos

Alguns cuidados são essenciais na hora de aplicar os elementos vazados no processo de alvenaria. O primeiro deles é que os cs cantos vivos dos elementos vazados devem ser protegidos para evitar danos. Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical, lembrando que a estocagem das peças deve ser feita na posição vertical em terreno plano e com empilhamento máximo de três fileiras.

cobogó na decoração

Comentários:

  1. Adorei estes modelos gostaria de comprar

  2. Gostaria de saber onde encontro o tijolo (chamo de elemento vazado) beige, do início da matéria, que parece mais leve e aproprioado para o que preciso;
    Muito obrigada,
    Ursula – Santa Catarina (Joinville e Ilha de São Fc. do Sul)
    Fones: 47 3425-3246 e 9209-2040

    1. Olá Ursula. Sim, é possível encontrar na cor bege.
      Hoje em dia os processos de fabricação estão muito avançados, sendo possível encontrar modelos em todas as cores e materiais diferentes como o cimento, a cerâmica queimada, cerâmica vitrificada, esmaltada, etc.
      Podem ser usadas tanto internamente quanto externamente.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

  3. Gostaria de comprar elemento vazado em Salvador Bahia .O modelo por mim escolhido ‘e o que parece renda.

    1. Olá, Sandra

      Somos apenas um Blog Imobiliário, sendo assim, não realizamos esse tipo de venda 🙂

  4. Gostaria de um orçamento desta divisoria nas medidas 3 x2,5m

    1. Olá, Andre

      Nós não trabalhamos com este tipo de serviço, mas podemos arquitetos parceiros que trabalham na região de Santos e São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email