Ladrilhos hidráulicos: tradicionais e modernos

28.06.2016

Os Ladrilhos Hidráulicos vêm a muitos anos dando vida aos ambientes. A inspiração para o surgimento deles veio dos mosaicos bizantinos. É muito comum encontrarmos por todas as regiões mediterrâneas esse objeto decorativo, especialmente em Barcelona e na Catalunha.

Surgimento dos Ladrilhos Hidráulicos

Eles surgiram em meados do século XIX e eram feitos de cimento, pó de mármore e pigmentos naturais, sendo comprimidos em uma prensa hidráulica (tal processo artesanal permanece até os dias atuais). No Brasil passou a ser produzido na década de 1920 e hoje, permanece mais popular do que nunca.

ladrilhos hidraulicos (1)

Utilização dos Ladrilhos Hidráulicos

Banheiros, cozinhas, salas… A utilização deles transforma qualquer ambiente dando vida a ele. Confira nas fotos abaixo:

ladrilhos hidraulicos (1)

Mas, por quê tão populares?

Existem diversos motivos que justificam sua popularidade: além de serem decorativos e terem excelente duração, são fáceis de limpar, recicláveis e servem como isolantes naturais. Quanto mais cores o azulejo tiver, mais caro ele será (por se tratar de um processo artesanal).

ladrilhos hidraulicos (2)

Coisas artesanais costumam ter preços mais elevados, e para que os ladrilhos hidráulicos pudessem chegar ao alcance de todos, fizeram uma adaptação produzindo as estampas em adesivos vinílicos. A vantagem é além do preço, a transformação mais rápida e limpa.

ladrilhos hidraulicos (3)

Há diversas versões dos ladrilhos hidráulicos para download (quem tiver interesse pode baixar e levar para impressão em alguma gráfica, confira um exemplo de como é encontrado para download abaixo), e na internet você também encontrará diversos tutoriais de aplicação, utilização.

ladrilhos hidraulicos (4)

Gostou da idéia? 🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email