O uso dos azulejos na decoração

06.04.2015

Decorar o seu espaço, seja um apartamento ou uma casa, é uma função muito agradável, é deixar sua marca registrada em qualquer ambiente. Hoje, há várias opções diferentes e inovadoras para decoração, como, adesivos, papeis de parede e até mesmo os azulejos, que até já estão instalados em alguns ambientes, muitas vezes banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Abaixo, algumas dicas e alternativas para fazer uso desse elemento diferenciado.

decoracao-azulejo1
A principal função do azulejo é criar uma camada de proteção maior, para que a umidade não penetre na parede e também protegendo contra gordura. Portanto, ambientes como áreas de serviço, banheiros, cozinha, espaço gourmet e churrasqueira são boas possibilidades de onde utilizá-lo. Contudo, hoje podemos aplicá-lo para acabamentos de sala de jantar, emoldurar espelhos, painel de home theater e até mesmo como tampo de mesa.

mesa-azulejo
Também tem papel de destaque na decoração, como objeto decorativo, propriamente dito, tendo algumas alternativas. Misturar tipos de azulejos diferentes é uma boa opção, pode mesclar tons neutros com coloridos e estampados, formando um mosaico, forte tendência. Uma boa dica pra quem quer economizar, pois como a intenção é usar pouco de diferentes tipos de azulejo, é uma forma de comprar em lugares que vendem itens em pouca quantidade e fora de linha.

mosaico
Ainda, para quem quer ousar e utilizar o azulejo em todos os ambientes, deve-se ter cuidado. Em salas e quartos é bom apostar em faixas, painéis ou em apenas uma parede. Por exemplo, no quarto, pode ser usado como cabeceira de uma cama ou mesclado com papel de parede.

decoracao-azulejo
Assim como a função de proteção, o azulejo também tem outros pontos positivos, sua durabilidade e facilidade de limpeza. É mais duradouro se comparado com pintura a tinta, e tem uma manutenção muito mais fácil, sendo possível ser limpo apenas com água e sabão. Já a questão preço, é muito variante, pois depende da escolha de tamanho, marca e até qualidade.

sala-mosaico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email