6 Dicas para escolher portas e janelas sem errar

23.05.2016

Escolher uma porta ou janela para um ambiente pode implicar alguns erros, pensando nisso, fizemos esse artigo com importantes dicas de como evitá-los na hora da escolha, bem como o acabamento e planejamento que estes objetos precisam receber.

Escolha portas e janelas sem errar

1. Evite optar pelo menor preço

O ideal é procurar o melhor custo x benefício, e não apenas só o menor custo. Optar pelo menor preço pode ser o primeiro erro a cometer: normalmente objetos baratos tendem a ter qualidade inferior a outros, causando desconforto na hora de utilizá-los.

No caso das portas e janelas, é necessário atentar-se a qualidade também e não somente ao preço, pois, elas podem emperrar na abertura, adquirir cupins e infiltração de água, entre outros problemas como consequência e o que era para ser barato acaba saindo caro.

portas_e_janelas_-_em_madeira (Copy)

2. Cuidado com Janelas de Vidro

As janelas de vidro merecem atenção especial, pois, embora vocÊ tenha uma boa cortina, por serem transparentes, à noite elas podem passar muita claridade para dentro do quarto, e também tirar a privacidade. Vale ressaltar que cortinas que cortam a luz e os raios ultravioletas do sol costumam ter um custo alto.

Elas são mais indicadas para sala, escritórios, corredores, cozinha, enfim, outros ambientes que não seja o quarto. Da mesma forma que trazem mais harmonia aos ambientes devido a entrada de luz natural, também podem causar transtornos.

3. Estude o tamanho ideal da janela

As janelas têm como principal objetivo promover iluminação e ventilar os ambientes, é importante saber o tamanho ideal da janela para o ambiente, para isso, considere o espaço da parede, tamanho do ambiente e a posição que ela ocupará.

4. Portas de madeira oca ou semioca

As portas ocas e semiocas não são tão reforçadas quanto as de madeira maciça e podem apresentar diversos problemas. Existem basicamente três tipos de portas de madeira. As ocas que são as revestidas de madeira e por dentro é oco. As semiocas que seguem o mesmo princípio mas tem enchimento de madeira. E as maciças, feitas completamente de madeira e são as melhores opções e consequentemente, as mais caras.

02 (Copy)

5. Largura ideal das portas

As portas devem ter seu tamanho aliado à necessidade do morador. Por exemplo, pessoas com cadeiras de rodas necessitam de espaços maiores. Além disso, é preciso atentar-se as portas de entrada que devem ser mais largas para a entrada de móveis e objetos maiores. Já as internas, podem ser mais estreitas, mas, é necessário considerar a necessidade.

6. Posição das portas e das janelas

Ao colocar uma janela nos quartos, se você tiver o hábito de dormir com ela aberta, atente-se para que você não acorde com o sol batendo no seu rosto. As portas precisam ter o material estratégicamente pensados no caso de serem as de entrada, pois, elas não devem ficar expostas ao sol e a chuva se o produto for madeira ou ferro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email