Como escolher uma administradora para seu condomínio

09.06.2014

Contar com os serviços de uma administradora de condomínios é essencial para manter uma boa gestão de qualquer empreendimento, seja comercial ou residencial. É a administradora quem cuida de todos os trâmites burocráticos de um condomínio, seja ele recém-entregue ou não, prestando serviços em administração financeira, contratação de funcionários e serviços terceirizados, além de assessoria ao síndico sobre leis condominiais.

Como contratar uma empresa de administração de condomínios

Para escolher a administradora ideal, o mais indicado é pesquisar diversas empresas no mercado e analisar os benefícios que a contratação pode trazer aos moradores. Antes de realizar a contratação, é preciso reunir os condôminos e verificar quais são as necessidades do condomínio, levando em conta a opinião de todos, chegando a um comum acordo.

A partir disso, segue a pesquisa de mercado, consultando a idoneidade das empresas pesquisadas, tempo em que atuam no setor imobiliário, entre outros fatores. É importante buscar alguns condomínios que já fecharam contrato com a empresa de administração pesquisada para saber se a gestão é satisfatória ou se os serviços deixam a desejar.

Como escolher a administradora ideal para seu condomínio

Equipe de gestão de condomínios

Listamos algumas dicas para auxiliá-lo em como escolher uma administradora para seu condomínios.

  • Para a empresa ser considerada idônea, é importante que ela não tenha nenhum processo ou ações da justiça;
  • Honorários muito baixos podem indicar má qualidade dos serviços prestados. Por isso, pesquise os valores médios praticados no mercado. O maior valor não significa melhor qualidade, mas pagar pouco pode forçar o condomínio a pagar duas vezes. Fica a dica!
  • Verifique quais serviços a empresa oferece, evitando custos extras que não estavam previstos em contrato ou novas contratações para eventuais necessidades do condomínio;
  • Ao fechar o contrato é necessário escolher pela gestão completa ou a co-gestão (prestação de serviço legal e contábil). Tal assunto pode ser debatido em assembleia, abordando também outros assuntos de interesse geral, como os custos para ambos os serviços;
  • No contrato de trabalho todos os serviços oferecidos devem ser citados, inclusive com informações sobre honorários, possíveis taxas extras, período de contrato, quebra de contrato, etc. Fique atento para não haver surpresas;
  • Avalie o prazo máximo que a administradora dá para atender as necessidades de condomínios, principalmente em caso de urgência. Agilidade e atendimento qualificados são fundamentais.

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