Uso do FGTS para comprar um imóvel

27.03.2015

Primeiramente precisamos deixar claro o que significa FGTS, é a sigla utilizada para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. É um fundo que é pago pelo empregador ao empregado, ficando depositado na Caixa Econômica Federal em contas que são automaticamente abertas quando o contrato de trabalho é assinado e foi criado pelo Governo para servir ao trabalhador como uma reserva de dinheiro e também, para financiar imóveis ou obras relacionadas.

fgts
Para poder utilizar o dinheiro do FGTS é preciso que quatro requisitos sejam cumpridos. O primeiro deles é que a pessoa tenha pelo menos três anos de carteira assinada, não sendo necessário que esse período tenha sido contínuo. O segundo é que não se pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em parte nenhuma do Brasil. O terceiro é que você ainda não pode ser proprietário de nenhum imóvel residencial na mesma cidade que pretende comprar o novo. O quarto e último é imprescindível que trabalhe ou já more no município que fica o imóvel que pretende comprar utilizando o dinheiro do FGTS.

carteira-trabalho
É também preciso ficar atento à documentação necessária para sacar o FGTS, como carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento, casamento, carteira de identidade e CPF, e juntamente com uma cópia de um documento que demonstra que o imóvel a ser comprado está em situação regular.

documentacao
Outro ponto importante é entender quais imóveis podem ser comprados através do FGTS. São somente casas ou apartamentos que estejam dentro do perímetro urbano e que serão utilizados como moradia. Imóveis para investimento não são liberados.

O saque do FGTS pode ser feito no valor total ou apenas parte dele e demora em média cinco dias para ser liberado. Para consultar o saldo é só entrar na internet, no site do fundo de garantia com o número NIS (PIS/PASESP) e uma senha cadastrada ou então em qualquer agência da Caixa. Normalmente, a Caixa Econômica Federal envia trimestralmente um extrato à sua casa.

casa
Por fim, o FGTS é um bom aliado ao sonho da casa própria. Deve se ficar atento a tudo o que envolve e precisa para ser usado com sabedoria para fazer um ótimo negócio e ficar satisfeito, feliz, ao ver a realização de um sonho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email