Fundo de investimento imobiliário

20.10.2014

Os investidores têm um método alternativo de participação no mercado imobiliário através de fundos imobiliários setoriais. Este artigo analisa os riscos e benefícios inerentes aos fundos imobiliários.
fundos de investimento imobiliário

O que é um Fundo de Investimento Imobiliário?

Um fundo de investimento imobiliário é uma carteira gerida profissionalmente de diversificadas propriedades imobiliárias. A maioria dos fundos de investimento imobiliário investe em propriedades comerciais, corporativas ou para locação, embora, ocasionalmente, envolva também investimentos em imóveis residenciais. Este tipo de fundo pode investir em propriedades diretamente ou indiretamente, por meio de fundos de investimento imobiliário. Assim como os fundos de ações, os tipos de fundos de investimento imobiliário podem aplicar capital no mercado interno, externo ou em ambos.
fundos de investimento em imóveis

Desempenho dos fundos de investimento imobiliários

Os fundos imobiliários geralmente seguem a economia dominante em termos de desempenho; durante os períodos de inflação e crescimento econômico, o setor imobiliário geralmente oferece um forte retorno, enquanto normalmente são fracos em períodos de recessão. Desde o final dos anos 60 e início dos anos 70, os fundos imobiliários têm melhor desempenho que o mercado de ações em alguns períodos e desempenho inferior nos outros. O setor imobiliário passa por períodos de expansão e contração, assim como todos os outros setores da economia.

Por que investir em Fundos Imobiliários?

Os fundos imobiliários permitem que os pequenos investidores participem nos lucros da grande escala comercial de empreendimentos imobiliários, tais como parques de escritórios corporativos e arranha-céus. Eles também oferecem os benefícios usuais de fundos de investimento, como a gestão profissional e a diversificação. Esta última característica é fundamental para esses fundos, pois a maioria dos investidores não tem uma base de ativos suficientes para participar de imóveis comerciais em um sentido direto, ao contrário dos estoques, que podem ser comprados individualmente, como as ações, a um custo muito mais razoável.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email