O que é construção sustentável?

02.07.2014

O objetivo final da construção sustentável é minimizar o impacto da construção de um edifício sobre o meio ambiente, considerando cuidadosamente como ele foi projetado, construído, utilizado e mantido, e – eventualmente – como será demolido uma vez que sua vida útil tenha terminado. Os edifícios sustentáveis são projetados para serem eficientes em termos energéticos e para reduzir a poluição e o desperdício de materiais e de recursos naturais.

Construção energeticamente eficiente

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social concentra-se nas pessoas que utilizam o edifício. As suas necessidades atuais e futuras influenciam o desenho do projeto, que tem o objetivo de criar um projeto altamente flexível e que permita ao edifício ter a planta dos apartamentos facilmente personalizada, de acordo com as necessidades dos moradores. Um projeto flexível pode ser aproveitado por mais tempo, evitando o impacto negativo envolvido na demolição de um edifício antigo para a reconstrução de um novo prédio de imóveis.

Os edifícios sustentáveis também são projetados para que o ambiente interno seja agradável para quem trabalha ou mora neles. Um prédio de escritórios, por exemplo, pode ser mais confortável e mais produtivo quando existe maior aproveitamento de luz natural. A qualidade do ar também é um elemento chave. Por isso, sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) devem ser eficientes e eficazes em eliminar o pólen, esporos de mofo, poeira e outros poluentes. Os materiais utilizados no interior do edifício – desde a pintura ao isolamento – normalmente são escolhidos a dedo, porque são menos propensos a liberar substâncias químicas nocivas ou fibras.

Sustentabilidade Ambiental

Algumas medidas de respeito à sustentabilidade ambiental incluem o aumento da eficiência energética de um edifício, a fim de encontrar formas de produzir sua própria forma de energia, bem como a instalação de medidas de redução de uso da água, minimizando o desperdício.

Materiais Verdes

A escolha de materiais verdes é uma parte importante da construção sustentável. A madeira certificada, retirada de árvores de florestas geridas de forma sustentável e com autorização, é colhida seletivamente, de modo a apoiar a vida selvagem e a biodiversidade na área. Novas árvores são plantadas para substituir as retiradas, entre outras práticas destinadas a manter a floresta saudável. Materiais provenientes de recursos renováveis também são utilizados, como os que podem ser eficazmente reciclados ou reutilizados.

Materiais de construção sustentáveis

Sustentabilidade Econômica

A construção sustentável também gera economia de dinheiro, tanto a curto quanto a longo prazo. Dar prioridade em comprar materiais em estabelecimentos locais propicia reduz investimentos imediatamente, porque há menores custos de transporte e logística. A aplicação de materiais que são relativamente fáceis de instalar, manter, substituir e reparar auxilia a poupar dinheiro.

Eficiência Energética

Uma das maneiras mais eficazes de um edifício ser ambiental e economicamente sustentável é qu ele consiga ser energeticamente eficiente. Isso significa que ele deve ser projetado para usar o mínimo de energia possível, reduzindo os custos de energia do edifício. Um bom isolamento proporciona uma estrutura de manutenção de temperatura constante e, portanto, implica menos energia para o aquecimento e o arrefecimento, mas a luz solar pode também ser usada para executar um sistema de aquecimento passivo, ajudando a manter o edifício quente e diminuindo a quantidade de energia requerida.

Paineis de energia

Eficiência da Água

Assim como edifícios utilizam uma grande quantidade de energia, eles usam uma grande quantidade de água também. A construção sustentável procura maneiras de reduzir o uso da água e de reutilizá-la ou reciclá-la, sempre que possível. Isto é conseguido com sistemas inteligentes de descarga. Também é possível a utilização de água da chuva para paisagismo e irrigação em torno do edifício. Ao utilizar plantas que não necessitam de muita rega, o custo de manutenção do paisagismo cai bastante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email