Prós e contras dos edifícios multiuso

22.04.2014

empreendimento multiuso
Seguindo uma tendência que começou nos Estados Unidos, as maiores cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, aderem aos chamados empreendimentos multiuso, que reúnem imóveis residenciais, comerciais e shopping center numa mesma área. Em Santos, SP, alguns edifícios mistos desse estilo já fazem parte da realidade dos moradores da região, com destaque para o Pátio Iporanga, localizado na Avenida Ana Costa, bem próximo à praia, e o mais novo empreendimento, o The BlueMall, situado entre as ruas Carvalho de Mendonça e Senador Feijó.

De acordo com o o outlet de imóveis RealtOn, a procura por esse padrão de empreendimento no site cresceu 22% em 2013. Para muitos, os empreendimentos mixed-use são um verdadeiro paraíso, pois é possível morar e contar com muitas opções de lazer sem sair de casa. Cinema, lojas, restaurantes, entre outras atrações, chamam a atenção de muitos compradores e grandes investidores em imóveis residenciais e comerciais que estejam integrados.

Conveniências dos empreendimentos multiuso

A conveniência de ter por perto salões de beleza, bancos, caixas bancários e lojas para fazer compras, sem contar os supermercados, é o que faz com que muitos compradores invistam em edifícios multiuso sem nenhuma culpa na consciência. Morar a poucos metros do trabalho é outro atrativo, já que os escritórios comerciais também integram empreendimentos multiuso e são alternativas para muitos profissionais que buscam esse tipo de praticidade e comodidade. Por outro lado, os maiores custos de valor dos condomínios e o espaço mais compacto dos imóveis residenciais são motivos de reclamação de muitos moradores que compram esse tipo de imóvel.

edifício multiuso

Outro fator que gera desvantagem ao se investir numa construção multiuso diz respeito à menor privacidade, especialmente em áreas de lazer, que se tornam mais disputadas, e aos incômodos causados pelas atividades comerciais, que acabam interferindo até mesmo na segurança dos moradores do condomínio. Em áreas como elevadores, por exemplo, é preciso paciência e muita cordialidade para aguardar e dar vez a outros moradores, em muitos casos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email