Tudo o que você precisa saber para comprar seu imóvel

15.05.2014

A compra do primeiro imóvel é sempre feita com entusiasmo, mas o comprador deve prestar atenção a alguns detalhes essenciais, que se não forem bem analisados e seguidos à risca, podem por tudo a perder na hora de formalizar a aquisição de um bem imobiliário. Por isso, listamos tudo o que você precisa saber para comprar seu imóvel.

Entrega das chaves do primeiro imóvel

Algumas das dúvidas mais frequentes de quem pretende adquirir sua casa ou apartamento próprio é se vale mais a pena comprar um já usado, ou um imóvel na planta. Quando você compra um imóvel no lançamento, você pode escolher a unidade mais adequada à sua preferência, além de encontrar, nessa fase de vendas, as melhores condições de preço e de forma de pagamento. Já quem opta pelo imóvel pronto não precisa se preocupar, por exemplo, com a parte de acabamento, como ocorre com os novos, em compensação, não contam também com a alternativa de personalização do imóvel na planta.

No caso da compra de imóvel em lançamento, ou seja, imóvel na planta, é aconselhável tomar ciência de alguns fatores. Por exemplo: Verifique se realmente o imóvel selecionado por você atende às suas necessidades quanto ao tamanho, infraestrutura de lazer proporcionada, localização, segurança e outros quesitos que você julgue importantes. Analise se o valor e a forma de pagamento se encaixam no seu orçamento atual e faça uma projeção para, pelo menos, cinco anos.

Como comprar seu imóvel na planta

Examine se o projeto do empreendimento encontra-se aprovado, e o seu Memorial de Incorporação já está registrado. Compre apenas de incorporadoras e construtoras confiáveis, com tradição e credibilidade. Para isso, busque informações sobre quanto tempo a incorporadora atua no mercado imobiliário, se é pontual na entrega dos imóveis e quantos empreendimentos ela já entregou no mercado.

Outra dica bacana é visitar o apartamento decorado. Ele é um modelo de planta do imóvel e tem como objetivo apresentar as características da planta do apartamento, indicando também uma sugestão de decoração que pode ser seguida pelo comprador.

FGTS na compra de imóvel

Uso do FGTS para comprar seu imóvel

Se pretende comprar um imóvel com uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, saiba que é possível utilizar o FGTS para pagamento integral ou parcial de imóveis prontos. Para sua utilização, é imprescindível cumprir alguns pré-requisitos apresentados na regulamentação do FGTS, como: Comprovar tempo de trabalho mínimo de três anos sob regime do FGTS, não possuir outro imóvel (quitado ou financiado), além de morar ou trabalhar na localidade do imóvel. O valor do imóvel avaliado não pode ser superior a R$ 350.000,00.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email