Assinatura Digital: tudo o que você precisa saber!

Assinatura digital
30.03.2020

Neste texto, vou te contar tudo o que precisa saber sobre assinatura digital

O grande avanço da tecnologia veio para ajudar e facilitar a vida de todos. É uma ferramenta poderosa e flexível, principalmente para aqueles que buscam praticidade.

A assinatura digital pode ser usada para diversos fins, entre eles a assinatura de contratos de venda e locação de imóveis.

A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado.

Pode ser feita em qualquer lugar, diretamente de seu dispositivo móvel.

O vídeo abaixo fala um pouco mais sobre como funciona a assinatura digital de contratos da  DocuSing.

Além disso a assinatura digital trás suas vantagens:

Sustentabilidade

Não podemos ignorar o impacto ambiental que causamos com a quantidade de papel que usamos para contratos e etc. Preocupados com isso, a assinatura digital veio para diminuir esse impacto.

Receba novos posts

Agilidade

Você já ouviu aquela frase de que “tempo é dinheiro”? Isso é verdade, além disso, as pessoas gostam de rapidez. Portanto, com a assinatura digital fica fácil enviar e receber documentos em questão de poucos minutos.

Segurança

Como mostramos, a assinatura eletrônica conta com uma série de recursos para garantir sua segurança. As barreiras tecnológicas e a criptografia de uma plataforma afastam os riscos de fraudes e de acessos indevidos. Assim, qualquer documento digitalizado e assinado eletronicamente tem origem e integridade asseguradas.

Mobilidade

Como citado à cima, Documentos digitalizados podem ser abertos em qualquer dispositivo com acesso à internet — o que inclui smartphones e tablets, além dos desktops e notebooks. Isso significa que você pode ter acesso aos arquivos estando em uma viagem de negócios ou durante seu período de home office.

Economia

Já falamos que a assinatura eletrônica dispensa a impressão massiva de documentos, ajudando assim o meio ambiente. O melhor é que isso também economiza papel, tinta e energia! Além do mais, não há necessidade de levar e buscar documentos para assinar, o que também significa economia com transporte ou com a contratação de despachantes.

Integridade

Qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.

Autenticidade da assinatura digital

O autor da assinatura digital utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento eletrônico. Esta autenticidade só é obtida porque a chave privada é acessível exclusivamente por seu proprietário.

Não-repúdio ou Irretratabilidade

Quando uma pessoa assina digitalmente, utiliza sua chave privada para cifrar o documento. Assim, ela é impedida de negar a autenticidade da mensagem.

Validade Jurídica da assinatura digital

Garantidas pelo artigo 10 da MP nº 2.200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil, conferindo presunção de veracidade jurídica em relação aos signatários nas declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.

Agora que já conhece todas as vantagens de utilizar a assinatura digital, está esperando o que?!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email