Dicas para evitar disperdício de água em casa
A melhor maneira para evitar o desperdício de água na sua casa é a conscientização sobre a importância dela. Além das maneiras mais conhecidas: fechar torneira na hora de lavar a louça, carros, quintais, fechar também para escovar os dentes, reutilizar a água da máquina de lavar, existem outras vindas de metais sanitários.
Atualmente, existem no mercado diversos produtos específicos para a economia de água, pequenas peças que quando adaptadas aos metais promovem uma vazão menor e consequentemente evitam o disperdício, sem abrir mão do conforto.
Exemplos de metais sanitários para evitar o desperdício de água
A exemplo disso temos alguns arejadores econômicos que ajudam a evitar o desperdício de água, além de baratos são eficientes e bem simples de serem instalados, é só rosquear na saída de água das torneiras e eles injetam bolhas de ar no fluxo de água, criando um jato volumoso sem aumentar a quantidade de água, além de dar a impressão de ter mais água. O consumo de água com a utilização de um destes pode cair de 18 litros por minuto para até 1,8 litros por minuto.
Há também os registros reguladores de vazão, eles são instalados no ponto de água e limitam a vazão. A economia com a utilização destes objetos chegam até 40%. A vantagem da utilização destes registros reguladores é que podem ser instalados em qualquer torneira (os arejadores possuem tamanhos e formatos diferentes) e também que é possível regular a vazão mais adequada ao uso.
Outra opção são os acabamentos para válvula de descarga que proporcionam até 60% de economia. Não é necessário “quebradeira” interna nas paredes, a tecnologia que evita disperdícios está no acabamento da peça e não na parte interna do sistema.
Gostou das dicas? São objetos simples e que além de evitarem o disperdício do bem mais precioso para a humanidade, a água, também economizarão no bolso! 🙂