Guia prático e fácil para fazer uma horta vertical em casa

horta vertical
13.03.2020

Horta vertical em casa: nesse artigo vou te mostrar um guia prático e fácil de como fazer.

Irá te trazer um toque de ar puro, decorar o ambiente, além de ter algumas hortaliças na palma da mão.

horta vertical

 

Para quem mora em apartamento

O ambiente é menor e consequentemente fica mais difícil de escolher um lugar para sua horta vertical, mas isso não invalida a possibilidade de ter o seu cantinho verde. Para aqueles que moram em casas, fica mais fácil ter um local próprio para isso.
Pode ser feito em uma parede vazia e com boa iluminação. Sacadas são lugares perfeitos, pois tem luz natural e circulação de ar.

Mas muitos tem dúvidas sobre o que plantar, e quais cuidados necessitam. Vou te listar algumas ideias válidas de plantas para ser cultivadas em uma horta vertical.

Pequenas áreas recebem muito bem o plantio de temperos e ervas aromáticas como hortelã, alecrim, coentro, orégano, salsinha, manjericão, pimenta entre outros.

Nesse artigo eu vou te mostrar ideias de horta vertical pra você fazer na sua casa.
Caso queira receber outras dicas preencha o campo abaixo



 

Local para a horta vertical

Onde vai ficar a sua horta vertical? esse é o primeiro passo a ser definido e o mais importante. Como citado anteriormente, precisa ser feito em local fresco, arejado e com iluminação natural.

 

Estrutura de uma horta vertical

Precisa ser uma estrutura firme e que comporte o peso dos vasos e das plantas. Podem ser estruturas de madeira, pallet, prateleiras, ou até suspensos com cabos de aços ou estruturas mais simples, conforme as fotos.
Horta vertical

 

Vasos para fazer uma horta vertical

Nessa hora toda criatividade é válida. Os vasos variam de tamanho de acordo com o que será plantado e podem ser vasos tradicionais ou mais criativos como nas fotos acima. Uma dica bem interessante para usar na sua horta vertical é usar garrafa pet, frutas como o maracujá ou casca de ovo.
Os vasos precisam de um bom sistema de drenagem para não afogar ou secar as raízes. A solução é preencher a metade inferior do seu vaso com pequenos blocos de isopor. Dessa forma, a água escorrerá melhor e você ainda ganha um arranjo mais leve, já que  a terra deixa a peça mais pesada.

 

Plantas

Agora é só escolher o que irá plantar e colocar em pratica. Não esquece que todas as plantinhas precisam de cuidados como regar, tirar as folhas secas e queimadas, ar fresco e ambiente limpo.

Outra dica interessante é utilizar a casca de ovo triturada como adubo, afinal contém cálcio, o que certamente é muito benéfico para as plantas.

Com essas dicas fica fácil escolher e montar sua horta. Faça a sua e nos conte como ficou!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email