Entenda o que é INCC e como ele influência na sua compra

INCC
07.05.2020

Neste texto você vai entender o que é INCC e como é feito o cálculo.

Quando se compra um imóvel na planta, nos deparamos com o INCC como índice a ser usado no reajuste das parcelas durante a construção. O problema é que a maioria das pessoas não sabe o que é esse reajuste e como ele pode influenciar no valor do seu imóvel.

Receba novos posts

O que é INCC?

Para começarmos, deixa eu te explicar o que significa essa sigla, o INCC nada mais é do que o Índice Nacional do Custo de Construção.

Agora vamos entender melhor o que isso quer dizer. O Índice Nacional de Custo de Construção, mede a variação do custo dos materiais e mão de obra utilizados em construções habitacionais.

Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante a fase de construção. Nem sempre é muito debatido nas negociações, porém esse índice tem impacto direto no valor do imóvel que você pretende financiar.

 

O QUE É INCC

Importante ressaltar que esse reajuste só entra em vigor quando o imóvel é financiado e durante o período de obras. Quando o pagamento é feito à vista, o cliente fica isento dessa taxa.

Existe ainda três tipos de INCC, o M, o DI e o 10, e a diferença entre eles é o período que os dados são coletamos.

Os dados referentes ao INCC-M são coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente. A coleta para o INCC-DI, por sua vez, ocorre entre o primeiro e o último dia do mês. Já para o INCC-10, como seu nome diz, ocorre entre o dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês de referência.

Como é feito o cálculo?

O cálculo desse reajuste é feito de forma simples, basta aplicar a % do índice no saldo devedor. Porém, devemos lembrar que, o valor que reflete sobre uma parcela é o índice anterior à dois meses.

Ficou interessado e quer saber mais? Fale com nosso time de vendas clicando aqui.

Gostou da dica? Não deixe de nos acompanhar

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email