Jardineiro iniciante: 5 dicas para iniciar seu projeto

Jardineiro Iniciante
30.09.2020

Separei algumas dicas para jardineiros iniciantes: A jardinagem pode proporcionar diversos benefícios tantos físicos como mentais. O contato com a terra aumenta a conexão com a natureza e traz uma sensação de bem-estar.

Portanto não é uma ideia ruim começar a cuidar das plantinhas e relaxar um pouco, veja abaixo algumas dicas:

#1 Jardineiro iniciante – Qual o melhor vaso

A maioria das pessoas acham que a parte de escolher o vaso é a mais facil mas não é tão simples, pois a escolha do vaso é uma das partes mais importantes e você não pode fazer a escolha errada, lembrando que o vaso também deve combinar com a decoração.

Para escolher o vaso de prioridade para o tamanho dele pois ele deve ser proporcional ao tamanho atual da planta e não se esqueça de troca-lo assim que sua planta crescer.

Os vasos mais utilizados são os de cerâmica, esse tipo de vaso pode ressecar se exposto ao sol mas para evitar isso mantenha a terra sempre úmida.

Outro tipo de vaso que pode ser utilizado é o de madeira, ele pode dar um charme especial na decoração e são leves. Dependendo do vaso de madeira indicamos utilizar um vaso de plástico ou sacola na parte inteiro para aumentar a durabilidade.

#2 Jardineiro iniciante – Qual Planta devo cuidar:

Antes de iniciar a plantio você deve se planejar em relação a:

  • Quanto tempo e dedicação você poderá dar as plantas, pois algumas exigem mais cuidados do que as outras.
  • Pensar onde colocar as plantas em casa
  • Analisar o clima do local que a planta ficará (quanto tempo pega sol, se pega chuva ou não, venta muito ou pouco).

Jardineiro Iniciante - Plantas

Você também deve comprar algumas ferramentas básicas necessárias para jardinagem como uma pá pequena e tesoura (uma dica é utilizar uma colher no lugar da pá caso não queira gastar dinheiro).

Existem algumas plantas que são mais fáceis de cuidar como Espada de São Jorge, Comigo Ninguém Pode, Onze Horas, Samambaia, Orquídea, Violeta, e muito mais. Veja aqui algumas plantas para ambientes fechados.

#3 Jardineiro iniciante – Mudanças de clima/local:

Um dos erros mais comuns de um jardineiro iniciante é fazer com que a planta mude repentinamente de um local que pega muito sol para um local que não pega sol. As plantas não se adaptam facilmente com mudanças de locais.

Para mudar sua planta de local indicamos que faça aos poucos, por exemplo, metade do dia em um local e a outra metade em outro local, ou um dia sim um dia não e ao longo do tempo aumentando o período.

#4 Jardineiro iniciante – Adubo

Sem dúvida o adubo mais fácil para um jardineiro iniciante é o húmos de minhoca. É um adubo que não é muito pesado para a planta e melhora as condições gerais do solo sem riscos de queimar a planta.

Existem vários tipos de adubos no mercado dos mais simples ao mais complexos que até jardineiros mais experientes podem errar.

Jardineiro Iniciante - Adubos

5# Jardineiro iniciante – Como regar sua planta

Cada planta tem uma necessidade de água por dia, por isso você deve conhecer sua planta. Lembrando que as plantas não “bebem” a mesma quantidade de água todos os dias, em um dia mais quente ela precisa de mais água assim como um dia mais frio, menos água, então esqueça aquela “dica”: regue um dia sim e um dia não.

Uma ótima referência é a umidade da terra, lembre-se que a grande maioria das plantas não gosta de terra ressecada.

Espero que tenha gostado das dicas e boa sorte!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email