PERMUTA: USE MEU IMÓVEL NA TROCA POR UM NOVO

Permuta de imóveis
04.03.2020

Muito se fala sobre permuta, que nada mais é do que usar seu imóvel na troca por um novo, mas nem todo mundo sabe como funciona.

Para te ajudar, vou te contar mais sobre esse assunto.

A permuta nada mais é do que a troca de bens. O tipo  mais conhecido é a troca de um determinado serviço ou produto, por divulgação. Na teoria não envolve dinheiro, já na prática imobiliária, vemos que pode envolver uma quantia em dinheiro pela diferença do imóvel, e isso é bem comum.

Para não ter prejuízos nesse tipo de “compra”, é muito importante que você saiba quanto vale o bem que você está ofertando para troca. Para isso, você pode chamar um corretor ou imobiliária para analisar os valores de acordo com a estrutura da casa/apartamento, região onde está localizado, conservação, entre outros.

 

permuta de imóveis

 

Existem alguns tipos de permuta:

Permuta Imobiliária

É toda operação que tem como objetivo a transferência da propriedade de uma ou mais unidades imobiliárias por outro equivalente. Em resumo é a troca de um bem por outro. Nesse tipo a troca é feita por bens como imóveis prontos, lotes, automóveis entre outros, tudo de acordo com o combinado de ambas as partes.

Permuta Total

Permuta total é quando há apenas a troca da titularidade de imóveis de valores equivalentes, sem qualquer pagamento em dinheiro, não havendo incidência de imposto de renda. Nesse caso o bem trocado tem o mesmo valor que o bem obtido.

Permuta Parcial

É quando além da troca, existe um valor a se receber ou ser paga, uma diferença. Onde uma das partes efetuará o pagamento dessa diferença, havendo incidência do imposto de ganho de capital.

 

Contrato de permuta de imóveis

Estudar a fundo os melhores termos de negociação e legalizá-los na forma de um contrato de compra e venda é a melhor forma de evitar dor de cabeça com a permuta de imóveis.

Uma vez que os documentos estejam em dia, os valores dos bens estejam acordados, é possível fazer o contrato de permuta de imóveis.

O contrato, neste caso, é feito por escritura pública, um documento público firmado em cartório em que todas as especificações da troca são formalizadas.

Lembre-se que, mesmo sendo uma permuta de imóveis que pode não envolver dinheiro, existem taxas envolvidas.

Comentários:

    Boa tarde, li a matéria sobre permuta e me interessei
    Gostaria de ter maiores informações, vcs poderiam me passar um local físico para conversarmos.
    Fico aguardando , obrigada

      Olá marcia, esperamos pela sua visita ficamos na Av. Gen. Francisco Glicério, 657 em Santos. Telefone para contato (13) 3257-8000 ou whatsapp (13) 99742-8006

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades por e-mail
Receba novidades por email